Monday, May 28, 2012

A Importância de definir nossas prioridades...

Nós mudamos há umas três semanas para Celebration, aqui na área da Disney.

Um lugar MUITO agradável, tranquilo, onde sempre vinhamos em um restaurante em particular, chamado Columbia, cubano, iradissimo.
Esse lugar sempre foi aquele sonho que nunca sonhamos. Sabe quando você quer algo que sempre achou meio que intocável, por isso nunca parou pra pensar na possibilidade de ter? Morar aqui é um desses sonhos que nunca "sonhamos".
Bom, o ponto não é esse. Onde quero chegar é que, morávamos com meus sogros e resolvemos, enfim, mudar pro nosso próprio cafofo.
Como morávamos com eles, não tinhamos móveis para mudar. Apenas o colchão, um bar de rodinhas e as coisas pessoais.
Num belo dia, se não me engano no nosso segundo dia aqui, dormindo num colchão no chão, ao invés de vermos móveis, tivemos a brilhante idéia de fazer parte de um Wine Club..rs. Estávamos internetando e acabamos entrando no site da Williams-Sonoma, pra ver coisas de cozinha e acabamos vendo o link pro Wine Club deles.
Como funciona (pra quem não conhece). Você paga uma taxa mensal e eles mandam, uma vez por mês, uma caixa com 6 vinhos diversos, de uma importadora conveniada a eles, com a seleção que eles mesmos fazem pelos sommeliers deles. você escolhe o preço que quer pagar, e por ai a seleção é feita.

Oque é legal disso. Todos nós, tomadores de vinho, sabemos bem o quão frustrante pode ser você ir numa loja de vinhos (aqui na gringa me refiro especificamente da Total Wine) e ter tanta opção que vc fica perdido, e acaba comprando oque você já conhece.
Num Wine Club você meio que se livra dessa responsa, e acaba experimentando coisa nova que você nunca arriscaria indo numa loja.
Tudo bem que pode aparecer uns vinagres que você, por um instante, se arrepende de ter entrado nessa roubada. porém pode aparecer cada jóia que valeria o dobro do que você já paga.

Bom, essa foi a nossa primeira remessa:



Legal que vem 6 vinhos bem variados.
Nessa vieram:

1 - Stellenrust Chenin Blanc, 2011 - África do Sul - Nunca tomei, mas sou fã de Chenin Blanc, um vinho facinho de tomar, refrescante...

1- Valdesil Montenovo Godello, 2012 - Espanha - da uva Godello, da região da Galicia. Tb ainda não tomamos....bora ver qualé...

1- Banshee Pinot Noir, 2010 - Sonoma County - conhecemos bem Pinots de Sonoma, e é meio que tiro certo...vamos ver com esse qual vai ser. Nunca ouvi falar do produtor...we'll see..

1- Domaine Sainte Croix Le Fournas, 2009 - de Languedoc-Roussillon na França. Um blendzinho de Carignan, Syrah e Grenache. Esse tomamos ontem, só que infelizmente tomamos sozinho, sem comida, que vimos que seria ideial com um acompanhamento, mas só depois de aberto e já tomando...oh well...



1-Collosorbo Le Due Gemme, 2009 - da região de Montalcino na Itália.

1- Pulenta Estate La Flor, Cabernet Sauvignon, 2011 - Bom, Cabernetzão Argentino. Já sabemos oque esperar, apesar de nunca ter tomado desse produtor.

E o mais legal é que, cada remessa vem com um folderzinho com notas de cada vinho, com que harmoniza, história do produtor, etc.....


Resumindo.... até agora já está melhor do que esperado. Quando tomarmos as outras garrafas eu volto pra contar como foi.....ou foram.

Bom, moral dessa história toda: Antes de termos móveis em casa, nós nos inscrevemos num Wine Club.

Isso deixa bem claro como são as nossas prioridades nessa nova etapa de nossas vidas.....rs

Cheers!!!!!


Friday, February 24, 2012

Grande Parceria!




Po, faz tempo que não escrevo aqui. Ultimo foi final de ano, na sequência uma porrama de coisas no começo do ano, que não sei porque não tirei tempo pra escrever....Ah, eu sei, pq o ano começou numa PUTA correria..
O Ponto alto, sem a menor dúvida, foi a Certificação de Sommelier da United States Sommelier Association que eu e Dani (Sim, me acompanhou e mandou MTO bem) fizemos em Miami Beach, no começo do ano.
Uma semana de imersão, 10 horas por dia de estudo e provando MTO vinho. Pra ser mais exato, foram 128, incluindo 4 da prova final de degustação as cegas. Da qual eu acertei 3 dos 4. Claro, não a marca do vinho, mas uva, de qual região eram, etc...fiquei feliz!




O curso foi dado no restaurante Smith & Wallenski's, colado na agua, em South Beach. O lugar alucinante, comida ridicula de boa (incluida no pacote da certificação), e diariamente abarrotado de pessoas no Happy Hour.

O hotel que ficamos ficava a menos de uma milha de distância do restaurante, podendo assim ir caminhando ao curso e voltar. Não podia estar melhor.

Bom, o curso foi bem legal, mta informação, que pra mim valeu como reforço e revisão, e mta coisa nova.. Valeu mesmo. Mas fiquei feliz mesmo em como a Dani mandou bem, já tendo um pouco de cursos enológicos de quando morava na Itália.


A sala constava de bastante mulheres, algumas pessoas que trabalham no mercado, outras que apenas tão começando a gostar de vinho, e queriam aprender mais.
Agora, quem entrou com o pensamento de  "Ah, quão dificil deve ser? É só gostar de tomar..", rodou bonito.
O buraco era BEM mais embaixo. Tanto que algumas pessoas nem a prova final fizeram por saber que iam rodar.....

Os instrutores sabiam bem, o principal, que é o Presidente da Associação, conhecia muito, mas se contradisse algumas vezes, principalmente com uma certa falsa modéstia.
O cara começou com o papo "Estamos aqui pra tentar desfazer essa imagem que pessoas tem de entendedores de vinho, que não precisa ser uma coisa elitista", querendo tirar uma de humilde, Pensamos "ah, legal, é isso mesmo...",  mas ele dava umas palas, metendo uma mala incrivel, que acabou colocando em questão a primeira coisa que ele falou na aula, que queria tirar essa imagem de um assunto exclusivo de pessoas da elite. Bullshit!
Mas ta valendo, o cara conhece muito mesmo, e aprendemos muito com ele.


Tivemos tb outro instrutor, Brad, que eu já conhecia, por ele ser um broker, e trabalhar numa Distribuidora grande daqui. Gente boa pra burro, mas tava lá mais pra "marketar"os vinhos que ele representa do que outra coisa. Mas ele conhece super bem o mercado aqui, então conseguimos tirar muita informação dele.

Quando o assunto foi América do Sul, foi uma confrade Argentina, advogada de formação, mas depois de descobrir a culinária, estudou culinária, e se formou chef, e hoje é chef de um restaurante muito bom em Miami. Nova e de familia de viticultores, tb conhece muito, mas não tinha uma didática das melhores. Mas valeu!!!




Por fim, tivemos alguns módulos com o Sommlier do hotel Ritz-Carlton da Biscayne. Um patcha hotel, e esse outro que conhecia MTO. Um cara sério, muito sério.

O curso foi bem amplo, desde o básico da viticultura, história, parte quimica, Sabrage(esse sendo mais teatral, de abrir garrafa de espumante com o sabre), um módulo especifico sobre taças, com testes pra vermos a importancia das taças pra cada tipo de vinho, harmonização, fizemos nosso próprio Blend. Uma porrada de material didático, e vinhos, mtos vinhos....
Entre eles alguns Barolos, Brunellos, uns Cabernezões americanos, Malbecs, Sauternes, etc....tudo que voce pudesse imaginar, até um Tokaji rolou.

Vinhos da Newton, engarrafados especificamente pra fazer blends entre eles...


Agora, eu com minha fixação com vinhos americanos, gostei demais de um Pinot Noir que ele serviu na apresentação do curso. Primeiro vinho que tomamos, chamado Rusack, de Santa barbara. EXCELENTE vinho, com uma fruta animal, não tão pancada como os Pinots "Napenses".
To procurando aqui em Orlando, até contactei um amigo que trabalha numa distribuidora, ele ta correndo atrás.....

Bom, o curso foi um sucesso, nós dois passamos, com convites para participarmos do curso Avançado deles, que só é dado em Napa.
Vamos ver qual é prum futuro próximo. Fiquei muito feliz com o sucesso da Dani, pois ela se dedicou mto e mandou bem pra caceta!!!! E o mais legal, ela me acompanhou numa coisa que ela sabe que eu gosto muito, e fora que agora vamos em lojas de vinhos, e discutimos oque queremos tomar, analisando oque seria legal, provando coisas diferentes....can't get any better than this!!!!!

Uma puta experiência. Pra começar o ano com chave de ouro!!!

E na sequência, aproveitamos que estávamos em Miami, conseguimos um cruzeirinho de 3 dias....afinal de contas, depois de tanta informação, nada melhor que uma viagem de descanso...hehehe.

Cheers