Wednesday, March 30, 2011

Como tudo começou....


Primeiro Eno-Post...
Lembro quando comecei a tomar vinho, eu me indentifiquei, por ter tido muito mais acesso, por vinhos Chilenos e Argentinos. Aqueles vinhos bem tânicos, alto teor alcóolico, tão amadeirados que parece que você ta mordendo uma árvore, quase dando pra cortar com faca. O famoso vinho "macho"! E, pasmen, achava que vinhos frutados, mais especificamente Franceses, fossem vinhos aguados.....
Não me apedrejem, por favor.
Mas sempre me identifiquei bem mais com vinhos do Novo Mundo (Américas, África do Sul e Oceania). E por terem sido os primeiros que tomei, achei que meu paladar fosse só aceitar esse tipo de vinho. Se não me engano, o primeiro vinho que tomei foi um Carmenére Reserva da Viña Morandé, chileno e ANIMAL! Meio que como quando vc é míope, e pela primeira vez você coloca um par de óculos do seu grau. Um mundo novo se abriu! Ai já viu né, era só aquele que queria tomar. Bom, com o tempo passando, fui tomando outros, e comparando com aquele primeiro que havia tomado. Tava tomando vinhos bons (na época, na maioria chilenos pois afinal de contas, pra mim era o melhor do mundo...rs). E tomava Carmenéres de outras Vinícolas, mas não eram iguais. Aí que caiu a ficha, e oq me fez admirar mais o assunto. Vinho não é uma coca-cola, onde são feitos, ou fabricados não sei quantas centenas de milhares de litros, e todas ficam idênticas. Vinho não, cada garrafa tem uma identidade. Você pode pegar duas garrafas, feitas de uvas colhidas da mesma videira, pela mesma pessoa, na mesma hora, e na hora da vinificação, elas NUNCA serão idênticas. Isso é Muito doido! E óbvio, quanto melhor a qualidade do vinho, mais você consegue identificar a fruta, vinificação, aromas, etc. Bem diferentes dos feitos a granel, garrafão de palha, que vc pega pelo dedo, vira pra trás do braço, e serve no copo de requeijão...vinhos que tem tantos aditivos que descem que é uma beleza, mas no dia seguinte, pior ressaca já visto na humanidade. Ressaca de vinho ruim! Deus me livre e guarde! Mas respeito quem goste. Longe de mim em concordar, mas respeito! 
Anyways, making a long story "short"....Com isso tudo aprendi uma coisa. Temos nossas preferências, óbvio, mas quando o assunto é vinho, não podemos ser preconceituosos a ponto de descartar tomar uma ou outra uva, simplesmente pq não é igual a que você mais se identifica. Por que vou falar, a melhor sensação é aquela de conhecer um vinho novo, daqueles que vc não dava nada, ai vc dá o primeiro gole, fala "PQP, que vinho é esse?????????!!!!!!". Mesma coisa quando ouvimos uma música pela primeira vez e amamos. Não quer dizer que não existam outras músicas que amaremos....O vinho, assim como a música, quando é bom é bom, e pronto!!!!

4 comments:

  1. "Você pode pegar duas garrafas, feitas de uvas colhidas da mesma videira, pela mesma pessoa, na mesma hora, e na hora da vinificação, elas NUNCA serão idênticas." Por isso que o garçon dá a rolha para cheirarmos e nos serve uma pequena dose para experimentarmos? E quanto as regiões mais propícias ao tipo de uva: Ouvi dizer que um bom Shiraz/Syrah é sempre Australiano. Isso é verdade? Dá uma aula ai Conrado!

    ReplyDelete
  2. Conrado, eu estou no "nível " bebi/gostei, bebi/não gostei. Simpatizo mais com os chilenos, e NÃO GOSTO dos argentinos (ou só tive azar). Muito principiante né? rsrsrs bjs

    ReplyDelete
  3. Vamos por partes, já diria Jack o Estripador..haha.
    Dani, na real a rolha é entregue pra vc ver se o vinho foi bem armazenado, e ver se a rolha não ta ressecada, pq se tiver, mto provavelmente oxigênio entrou na garrafa, oque acaba oxidando o vinho, deixando com gosto de vinagre..Quanto as regiões mais propicias pra tipos de uva, será o meu próximo post, portanto, fique ligada! (parece recado de programa do SBT..haha). Quanto ao Shiraz/Syrah. Na verdade as duas são a mesma coisa. Shiraz nada mais é o nome que os Australianos deram a uva Syrah (Francesa). Claro, se vc provar um Shiraz da Australia, será diferente dum Syrah francês, mas puramente por causa de terroir e diferenças climáticas, pq são as mesmas uvas.
    Raquel, uma coisa eu faço e recomendo MTO pra quem ou ta começando, ou já toma faz tempo, é anotar. Nós temos um moleskine aqui, onde anotamos oq achamos do vinho que tomamos. Pq gostamos, pq não gostamos, nome, safra, etc.
    Existem MTOS vinhos no mercado, e a não ser que vc seja de outro planeta, não tem como lembrar de tudo. Anote, inclusive oq vc não gostou...pra não tomar de novo. E tb, anote o PQ vc não gostou, pois assim vc começa a identificar oque mais te agrada, que uva, país, etc....

    ps. Tem MTO Argentino bom...não pare de continuar provando....

    ReplyDelete
  4. Dear cousin,
    Pena que meu wine feeling seja até um pouco pior que o da Raquel, o 'gostei/ñ gostei'.

    Procê ter uma idéia, ainda não entendo como um vinho pode ser seco, se me molha a boca (HeHehHe.... exagerei!)

    Mas vou aprendendo!

    Adorei, por exemplo a aula sobre rolha!

    Ah, estou tb com a Raquel quando diz:
    NÃO GOSTO DE ARGENTINOS ... sejam vinhos ou não!

    (não podia deixar de fazer a piadinha .... um pouco exagerada .... tem alguns hermanos gente boa ... HeHeHe)

    Beijo

    Tio

    ReplyDelete