Friday, October 28, 2016

Harmonizando tudo

Eu tenho um cantinho especial no meu coração pra harmonizações - acredito firmemente no poder de um casamento bem feito entre uma comida e um vinho, resultando numa experiência gastronômica ainda mais prazerosa!


Um brie en croute fica ainda mais maravilhoso com uma taça de chardonnay, desses bem amanteigados, como o La Crema ou o Chateau St. Michelle




Ou então, pra ficar so na America do Sul, que tal uma picanha com um Malbec Argentino, desses de gente grande, como os Bodega Catena Zapata?


Porem, por razoes que a própria razão desconhece (wink wink), eu acho que HARMONIZAR UM VINHO VAI ALEM DE ELEVA-LO NO PALADAR: pra mim, toda a experiência sensorial conta.



Por isso, quando eu penso em harmonização de vinhos, eu penso em outras coisas que afetam a experiência como um todo: coisas que potencializam os sentidos, como a musica, as cores, a apresentação, o humor, a companhia, etc. E esses fatores podem tanto maximizar como minimizar uma degustação… Quer ver?


Eu AMO cheiro de café. Qualquer dia que eu tenha que acordar cedo fica justificado se aquele cheirinho de café quentinho, recém-feito invade a casa. Porém se eu sentir cheiro de café na casa quando estiver prestes a tomar uma Veuve Clicquot, eu sei que meus sentidos enológicos vão brochar… Se fosse o cheiro de uma tortinha de maça saindo do forno, ou, não so o cheiro, mas o aroma e as cores de flores do campo, essa mesma Veuve Clicquot seria ainda mais apreciada!




Por outro lado, se aquele cheirinho de café esta no ar, e por acaso, em minhas mãos caiu um Pinotage Sul-Africano: bingo! Harmonização perfeita!




Eu sei que, nesse aspecto, é possível argumentar que ainda estamos no mundo dos aromas que, convenhamos, é uma parte essencial das degustações de vinho… Então, se desinibe e pula nessa alucinação comunitária aqui:

A pergunta é: qual vinho vai bem com essa musica? 




A (minha) resposta: Pinot Grigio. 



Por que? - voce pode perguntar. 

E eu digo: pelas notas.

Eu estudei musica, muitos e muitos anos. Sei bem da parte técnica, toco piano, violão e bateria na moral. Mas a melhor lição de musica que eu tive é algo que não se estuda, porque vem de dentro, não de fora: como a musica faz voce se sentir. 

Essa musica da Lorde tem muitas notas que eu chamo de notas “felizes”, acordes maiores (tipo As, Cs, Ds, etc). Apesar da letra, da temática, da própria cantora serem meio darks, a melodia (feita pelas notas) é alegre, é “6:30 da manha, o sol ta nascendo”.

E eu acho o Pinot Grigio um vinho feliz assim também. Um vinho “cafe-da-manha”. As notas florais frescas, de brisa do mar, de pera e nectarina… Não tem tristeza!

Por outro lado, não da pra harmonizar essa musica com um Cabernet Franc.



Agora, um Pearl Jam com Cabernet Franc, a qualquer hora, em qualquer lugar:



Gente, me diz se isso não é musica de ouvir com um vinho robusto, tanico, meio que difícil? E não to dizendo que se trata do Cabernet Franc da depressão, mas é que as vezes voce precisa de se concentrar, encarar coisas difíceis, notas “tristes” (que em contrapartida são os acordes menores, tipo Am, Dm, Bm, super presentes nessa musica-exemplo), pra apreciar as notas “pesadas” de uvas como Cabernet Franc…

E pra acrescentar mais duas pitadas de loucura, pensa tomar aquele Pinot Grigio, ouvindo a musica Team, da Lorde, num parque urbano, no meio de arvores, com gente andando de bicicleta ao seu redor, o cheirinho da grama fresca, raios de sol e uma brisa? P-E-R-F-E-C-T-I-O-N!




Com o Cab. Franc e Pearl Jam? Nao rola.


Pra harmonizar o Pearl Jam e um vinho tinto complexo voce precisa de um ambiente fechado (um pub?), de preferencia com algum tipo de fumaça (charuto? cachimbo?), pouca luz (velas?), e pouca distração - talvez pra tentar apreender as nuances do vinho.



Ok, ok. Chega dessa viagem.


Mas, numa hora dessas, quando voce estiver tomando aquele vinho que voce toma sempre, e achar que ele esta particularmente melhor do que o normal, repare no ambiente ao seu redor. Nos sons, cheiros, cores… Minha aposta é que voce harmonizou o vinho com a vida.

No comments:

Post a Comment