Sunday, June 26, 2011
Kiwi Wine....
Uma das incontáveis coisas legais de morar num país que se toma muito vinho é a quantidade de oferta de produtos de qualidade de vários cantos do mundo, a preços de banana.
Lembro que no Brasil (não sei como está hoje, mas não acredito que tenha mudado MUITO), mas quando eu ia numa loja de vinhos, a sua maioria esmagadora de garrafas disponiveis eram os clássicos rótulos do Velho Mundo, e da América do Sul em geral.
Era muito raro eu ver vinhos de outras partes do mundo, partes menos tradicionais, como por exemplo do vinho que vou falar agora.
Falei num dos primeiros posts sobre a minha surpresa boa, quando comecei a trabalhar com vinhos aqui nos EUA, quando descobri os vinhos norte-americanos.Além dos vinhos daqui, tb descobri vinhos Australianos, Sulafricanos e Neozelandeses.
To falando isso pra falar sobre um dos vinhos prediletos nossos pra tomar sempre. Kim Crawford Sauvignon Blanc da região de Marlborough da Nova Zelândia.
Marlborough fica ao extremo norte da Ilha ao sul da Nova Zêlandia. Tem um clima seco, dias ensolarados, e noites frias.
Lá o Sauvignon Blanc manda, Vindo Pinot Noir e Chardonnay na sequência. Só uma observação, o Pinot Noir Neozelandes tb é incrivel!
Agora, Sauvignon Blanc de lá é animal!
Muitas pessoas que tão acostumadas ou que não são tão fãs de Sauvignon Blanc por ser uma uva bem ácida, precisam provar Sauvignon Blanc da Nova Zelândia.
Lembra quando falei da "pizza Marguerita"? O Carmenére do Chile? Pois é, Sauvignon Blanc é Nova Zelândia e principalmente de Marlborough.
Vc abre a garrafa e já toma um "cola-brinco" dos aromas de maracujá, abacaxi, e citrus em geral.
O que achamos mais irado ainda é que um vinho desses, aqui, não sai por mais que U$12. Ou seja, quando tamos morrendo de calor, ao invés de abrir uma Coca gelada, preferimos 1000 vezes tomar um desses..rs.
Já o tomamos comendo alguns pratos diferentes, mas como grande parte dos SB, um prato leve sem muito molho, seria o ideal. Saladas em geral, frutos do mar, tipo Ostras (Sim, tem gente que gosta de Ostra...Deus me livre) e carne branca em geral. Hoje tamos pra comer um peixe, um Catfish, feito pelo meu cunhado que acho que vai ficar MTO legal com esse vinho..Vamos ver. Se der errado eu dou esporro no cunhado, por ter estragado uma ótima garrafa de vinho, com um peixe fraco..rs..
Mas esse vinho é tão saboroso, que dá fácil pra tomá-lo sozinho....
Como disse acima, os Pinot Noirs de lá tb são muito legais. Tb numa faixa de preço ridiculamente acessível, com uma qualidade super boa com frutas vermelhas SUPER presentes...
Os PN da Nova Zelândia são produzidos em algumas regiões. Os da Kim Crawford são produzidos em Marlborough tb, mas a área principal é de Central Otago. Beeemmm ao sul da ilha, é a região mais ao sul que produz vinhos no mundo. Eu pessoalmente prefiro os PN de Central Otago.
Agora, outro vinho que tomei já que achei espetacular, foi um Unoaked Chardonnay (Chardonnay sem passar em madeira), da produtora Vila Maria. Animal!!!! BEM diferente dos Chards que estamos acostumados, do lado de cá. Os Chards daqui tem tanta madeira (don't get me wrong, eu sou fã desses Chardonnays), que acabam nem sentindo TANTO o sabor da uva. E isso, pra uvas de baixa qualidade, é ótimo, que a madeira meio que mascara quando a uva é de baixa qualidade....
Bom, Nova Zelândia é um país que produz uns baita vinhos, e com uma relação custo/benefício alucinante.
Então, quando quiser tomar um vinhozinho branco, num dia de calor, principalmente em Orlando, que tá um calor do sertão do Congo, nada melhor que um Sauv. Blanc gelado!!!!!!
Peixe tá pronto, quero só ver....rs
Cheers
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment