Wednesday, December 21, 2011

It's Beaujolais Nouveau time.....

Esse post tá atrasado umas 3 semanas....mas antes tarde do que nunca!! E graças a um blog que leio sempre, acabei lembrando....

Vou falar hoje sobre um monstro do "EnoMarketing", chamado BEAUJOLAIS NOUVEAU.




Ele foi primeiro lançado lá na década de 30 pra comemorar o fim da colheita de cada ano (e tb pra "se livrarem" de vinhos baratos). Era lançado em Dezembro, mas ai depois de algumas mudanças da data oficial, nos anos 80 foi decidido que ele seria lançado na 3a quinta-feira de Novembro. E assim continua até hoje. Todo ano, na 3a Quinta-feira, pode ter certeza que estará lá. E o mundo enológico todo fica na expectativa...bem legal.

Esse vinho, que pelo nome já se percebe, é da região de Beaujolais, no sul da Borgonha na França.
A segunda uva tinta mais produzida lá, depois do Pinot Noir, é a cepa de nome GAMAY.
Não é mto comum achar vinhos produzidos só dessa uva (varietal). Normalmente a usam pra fazer blend com outras uvas, por ter bastante fruta e acidez....

Aliás, pra quem curte um Cheeseburger, como quem vos fala, e quiser harmonizar com outra coisa além de Coca-Cola, tome um Gamay....fica bem legal!

Voltando....Bom, ele é um vinho pra ser tomado extremamente jovem, já que ele é fermentado apenas por poucas semanas.
Por lei, os cachos tem que ser colhidos manualmente, os mantendo "intactos".

Pelos cachos estarem intactos, a fermentação é diferente da normal. É feita uma maceração carbônica, onde a fermentação é feita a base de dióxido de carbono. Como a fermentação é feita dentro das cascas, e depois só que são esmagadas, os taninos são BEM suaves e com MUITA fruta.

Agora, por eler ter poucos taninos e ser um vinho jovem, se passar de alguns meses do lançamento, ele já não está legal pra tomar. Quer dizer, ele perde toda a caracteristica.
Portanto é legal lembrar da data, pra quando sair, você já sair pra comprar. E alguns poucos meses depois ainda tá legal, só não demore muito não.

Só fiquem espertos se resolverem provar, MAKE SURE que vocês estão comprando o de 2011.
Já vi muito nego malandro, querendo empurrar BN de safras de 2010 e até 2009....fujam!

Como disse, ele tem bastante fruta, bem poucos taninos, acidez bem controlada.
É quase um TANG em esteróides....rs

Por ter essa caracteristica, ele é pra se tomar quase gelado. Não é um vinho pra ficar pensando muito, fazendo longas análises. Frutas vermelhas Bem intensas!
Também não me apareça com uma garrafa dele debaixo do braço em um restaurante, pq ele não vai harmonizar com nada, como disse acima.

Outra coisa, é um vinho de qualidade e ao mesmo tempo super barato.
Compramos aqui no BJ's por $9, $10 dólares. Quem for daqui dos EUA, tem em vários lugares, Publix, BJ's, Target, etc....
No Brasil eu serei sincero, não faço a MINIMA idéia de preço. Mas não deve ser caro não. Ele é um vinho relativamente barato de se produzir.

O maior produtor dele é o Georges Duboeuf. E uma coisa legal é que o rótulo nunca é o mesmo. Eles mudam todo ano.
Outros paises produtores tb tem sua versão local do vinho, mas sinceramente, não é competição. Além do BN ser melhor, a marca é MTO forte!

Vale mto a pena provar. Em época de festas é um vinho fácil de agradar todo mundo...e baratex...

Cheers e Feliz Natal




1 comment:

  1. Oi fessor.... adorei esta aula do BN... na 3ª quinta feira de Novembro.. e do ano em curso.. legal. Pouco tanino e muita fruta (mais legal ainda ). Não demora muito com suas aulas que curto muito.
    Cheers e mais Feliz Natal ( já desejei em algum lugar do passado post)

    ReplyDelete