Saturday, December 10, 2011

Vinagre by the Glass




Eu gosto de escrever só quando tenho algo pra dizer. Não penso "puts, faz tempo que não posto nada no blog, preciso pensar em algo pra escrever"....não, não foi essa a intenção de começar o blog.
With that said, esse post já era pra ser escrito há um tempo atrás, mas não rolou.
Nada demais, apenas uma situação que me deparei (e me deparo frequentemente), e acho que seria legal dar um toque.

Fomos um dia comer num restaurante no antigo Pleasure Island, em Downtown Disney, onde agora existem bares e restaurantes diferentes.
Paramos no Paradiso 37. Lugar muito legal, agradável, vista linda e o atendimento legal tb.
Por ser um restaurante de comida das Americas do Sul e Central, ou seja, com toques espanhóis, resolvi pedir uma taça de Tempranillo. Vinho que normalmente você não vê em restaurantes servido by the glass, mas valeria a pena, já que a comida com certeza combinaria.....só que me esqueci de um detalhe importante que sempre levo em consideração quando saimos pra jantar. E só depois que provei o vinho, lembrei no que deveria ter pensado ANTES...rs

Quando você vai num restaurante e na carta de vinho, ou de bebidas em geral, você sempre vê alguns vinhos que são oferecidos por taça (By the Glass)! Muito conveniente, pois nem sempre vc quer pedir uma garrafa inteira, principalmente se não tem alguma coisa que vc se sentirá a vontade de provar ou se a(o) companheira(o) não tomará com você.

Vou falar, pra dar um número a essa estatistica, quase 90% das vezes que peço vinho by the glass, o vinho não tá legal. E um dos motivos pela qual decidi escrever esse post, é pra dar uma dica que pode ser útil quando você estiver num restaurante/bar, e tiver afim de tomar uma ou duas tacinhas só.

NÃO INVENTE HISTÓRIA, quando for pedir vinho by the glass em restaurantes/bar onde a maior fonte de renda/especialidade NÃO for vinho.
Se você nunca tomou um Tempranillo, por exemplo, NÃO deve ser num restaurante/bar, pedindo uma taça dele,  que vc irá descobrir se essa é a sua nova uva preferida. Mas claro, isso dependende de onde vc irá pedi-lo.

Dá pra vc ter uma idéia disso vendo a carta de vinhos deles, se é bem elaborada, se tem coisas diferentes (vendidos em garrafa). Dêem uma pescada nas outras mesas, vejam se estão bebendo vinhos tb, ou se a maioria está acelerando um Mojito ou cerveja.

Digo isso pelo seguinte. Grande parte de restaurantes e bares que não se especializam em vinhos, mantém seus vinhos servidos por taça, como se fossem garrafas de vodka, rum ou whiskey. Muitas vezes por não saberem que vinho tem vida, e na sua grande maioria, se mau armazenado, no segundo dia dele aberto, já estarão ruins.
Existem tb os motivos financeiros. Eles não vão abrir uma garrafa só pra vender uma taça, e se nenhuma mais for vendida, eles tem que "desperdiçar" o restante. Ai nego deixa a garrafa aberta, pq algum gênio uma vez falou pra eles que pode deixar aberto, "afinal de contas, Vinho do Porto fica aberto por meses, e não estraga"..... Eles não sabem que o porto "não estraga" (coloco "" pq não é verdade que não estraga, mas o gosto oxidado dele é caracteristico, então parece que não está estragando...mas não vem ao caso) se aberto por mais tempo, pq é adicionado aguardente nele, portanto o nivel de álcool e isso faz com que ele aguente mais a oxidação.
Outra coisa que acredito tb, é que eles apostam que o cliente que pede uma tacinha só, algo informal, dificilmente será um tomador de vinho que saberá se o vinho vai estar ruim, ou não. E se forem, dificilmente reclamarão e farão um auê com uma misera tacinha....

Se vocês estiverem num restaurante onde não é a especialidade, ou você ver que tem poucas pessoas tomando vinho, mas você TEM que tomar uma taça, vá no arroz com feijão. Peça um Cabernet Sauvignon, um Merlot, Chardonnay, Sauvignon Blanc, as uvas mais comuns. Até o Pinot Noir eu tenho receio, pq apenas os MTO bons seguram a onda com ele aberto um pouco de tempo. E os MUITO bons, raramente são servidos by the glass.
Digo pra ir no arroz com feijão pq a rotatividade será maior, portanto a chance de uma garrafa de Cabernet Sauvignon, ou Chardonnay estar sentada no bar por mto tempo, é bem mais baixa, portanto a chance dele estar mto ruim é menor.

Lembrando mais uma vez, leve isso em consideração apenas em lugares onde vinho não é especialidade ou que levem o assunto a sério. Em diferentes Wine Bars, pode ir na fé no que quiser, pois eles sabem (ou deveriam saber) como lidar com vinhos by the glass. Muitos usam aquelas máquinas estilo Enomatics, que elas tiram o vácuo da garrafa e servem por taça, ou até mesmo o simples Vac au Vin, aquela rolhinha de borracha com um pump que vc tira o oxigênio de dentro da garrafa, que acreditem ou não, quebra um baita galho.

O mesmo pensamento pra aquelas pessoas que deixam uma garrafa de vinho aberta na geladeira, só colocando a rolha de volta, que abriram um dia pra tomar uma taça, e colocaram de volta. SÓ MANTER A GARRAFA GELADA NÃO FARÁ COM QUE O VINHO NÃO ESTRAGUE.

Por essas e por outras que depois nego fala que não toma mais vinho pq dá dor de cabeça.
Óbvio que vai dar dor de cabeça. Qualquer coisa que você consumir que esteja estragado, te fará algum mal.

Think about this!

Espero que tenha sido útil, e espero que lembrem desse post quando forem pensar em tomar vinho by the glass. Na dúvida, mas só na dúvida mesmo,  BEBA CERVEJA!!!!!rs

Cheers!



1 comment:

  1. Amigo Conrado.. cada vez que leio um post seu... é lição que tomo.O tal do "by the glass" é realmente, muito procedente... não se enquadra para entendedores de vinho... diria que é um falso complemento da refeição.
    Meu forte abraço natalino para voçês.

    ReplyDelete