Saturday, October 22, 2011

EnoChatíssimos....




Deixa eu dar uma pausa nos Posts da nossa viagem, por um instante, pra desabafar.

Com meu começo da vida blogueira, eu to começando a ler blogs de outros aficcionados sobre o assunto. Faço parte de um grupo de blogueiros sobre vinho. Muito legal ler o material alheio, aprender com alguns, e sentir raiva de outros.

Eu me considero um entendedor mediano de vinho. Eu conheço bastante, mas ainda tem MTA coisa a aprender. Sabendo disso, eu gosto de saber, ler e aprender mais,  independente da fonte que vem. Se é de outra pessoa, de uma revista, programa de tv, rádio, sei lá....eu tenho uma filtragem mto boa pra saber quando vira besteirol, quando é algo que eu já conheça ou quando me deparo a discussões sobre o assunto onde é um Flato cerebral atrás de outro.

Oque me inspirou a escrever esse post foi que, ao ler um desses blogs alheios, um post bem descontraido e interessante que o autor fala em Decantar vinho com um liquidificador.
Claro, houveram pessoas que entenderam o motivo do Post, por ser uma coisa interessante e brincaram com a idéia. E vou falar sinceramente sobre decantar no liquidificador. Não é de toda má idéia.
Dependendo do liquidificador, óbvio. Não farei esse experimento com um liquidificador de plástico que minutos antes eu bati um suco de abacaxi, ou algo to tipo. Bom, resumindo, o post era pra ser divertido e gerar uma discussão descontraida.
Eis que vem um fulano e solta a seguinte pérola.


"eu acho que não dá certo, porque o decanter não é só um jarro que serve para armazenar o vinho. Tanto o seu formato, quanto as propriedades do material que é utilizado para fabricá-lo garantem o desprendimento dos aromas no tempo correto e o mais importante, de uma forma eficaz ao que se propõe de fato, aerando o vinho da forma correta"...... 

A VÁ!!!!!TÁ DE SACANAGEM. Jura, fulano???

Primeiro, parece que vc tirou esse comentário do Google ou Wikipedia e reproduziu no comentário. Segundo, meu amigo, LEIA a P&%$ do blog e veja que o autor sabe a utilidade dum MFing Decanter. Ou você é daqueles que acham que é melhor do que outras pessoas pq vc sabe a utilidade dum F$^%ing decanter??Vá pro inferno!!!!!!!
É pela existência de malas como esse que a primeira coisa que pessoas falam quando falam que vc entende de vinho é a infeliz: "Ahh, vc é um ENOCHATO então...?"

Isso me fez lembrar uma vez eu estava numa degustação na SBAV em SP, bem quando eu tava começando a tomar bem e entender um pouquinho (saber pq tinto é tinto, e branco é branco), e num dos vinhos eu provei e falei " esse tem gosto de água de azeitona". Rapaz,  olharam pra minha cara como se eu tivesse contado uma piada racista no meio dum bar no Bronx, em NY.
Ai vendo outras pessoas falando sobre o vinho, que ele tinha "notas de nozes pecã, com um retrogosto de romãs compotadas por monges mamelucos e mancos do tibet" .To brincando, óbvio. Não falaram isso, mas o rumo era esse. Comecei, então a entender o pq do termo ENOCHATO!
 E não tem como negar, tem nego MTO chato nesse meio.

Desculpe pra quem gosta, mas o campeão dos malas é o tal do Renato Machado. Aquele jornalista da Globo, que tem (ou tinha) um programa na GNT, com o chefe Troigros. PQP, que MALA!

Ai tem aqueles inseguros, que fazem questão de mostrar que entendem alguma coisa, e tem que provar sempre algo pra alguém, que numa roda de conversa alguém fala "ah, podemos fazer um queijos e vinhos pra conversarmos", ai vem o mala "Ah sim, ai eu posso levar o meu Chateau Margaux premier cru de '82, que irá mto bem com um queijo Gouda, pois a acidez do vinho é leve que harmonizará fantasticamente com a gordura do queijo...bla bla bla bla blaaaaaaaa". MALA!

Por isso as vezes eu fico com um pé meio atrás quando perguntam se entendo de vinho...tenho pavor de ser comparado a esses ENOMALAS!

E aliás, esse foi um dos motivos pela qual comecei a escrever o blog. Pra ao invés de eu falar "este vinho tem uma estrutura fabulosa, com taninos maduros, com uma cor intensa e paladar complexo...", eu possa falar "Rapaz, põe as luvas de boxe, que esse vinho é uma porrada, que dá pra cortar com faca.".

É isso. E quem não gostar, ou achar que não seja apropriado eu descrever vinho dessa maneira, não acompanhe o meu blog e que vá assistir o MALA do Renato Machado.

Tenho dito!

Cheers

4 comments:

  1. Fala Con, esses enochatos realmente acabam criando um preconceito em torno do vinho, da parte de quem não entende, é complicado... eu entendo um pouco e evito ficar comentando muito com quem apenas bebe vinho e não conhece um pouco mais.
    Abraço,
    Rodrigo
    Brasília/Brasil

    ReplyDelete
  2. Pois é, Rodrigo, mas tem horas e horas. Claro que, pra quem se interessa, é muito legal falar a respeito. Tb gosto, agora tem um limite, né? E tem mto nego sem disconfiometro!!!

    Valeu pela visita!

    Abs

    ReplyDelete
  3. Gostei de seu desabafo...é isto ai mano amigo... olha o sangue Ventura que circula em suas veias.. vou compartilhar no meu FACEAMIGOS...seu tio vai ler... Olha!!! dia 18 tem lançamento do livro da Renata: A arma escarlate... divulga entre os seu ENOBOYS

    Paulo

    ReplyDelete
  4. Con, espetacular o seu desabafo. Entender de vinho não significa parecer entendido com palavras difíceis, expressões complexas, construções intricadas.
    Significa passar uma mesnsagem a quem gosta e quer saborear...Infelizmente, quem parece ganhar dinheiro com isso é exatamente assim... um bando de malas ... cheias de dinheiro....

    ReplyDelete