Friday, October 21, 2011

Merci, Steven Spurrier.....

Terceiro dia, resolvemos então fazer uma rápa do que queriamos em ambas as cidades. Pegamos até um caminho diferente, uma serrinha irada e pra quem conhece Campos do Jordão, onde tudo é uma serra e sabendo que vivi alguns anos lá,  me senti "em casa".
Queriamos ir primeiro no Old Faithful Geyser, que fica em Calistoga, no norte de Napa. O geyser, pra quem não conhece, é tipo uma nascente de água, só que como ela é fervida pelas pedras do núcleo da terra, ela jorra chegando a 20, 30 metros de altura com vapor. Só existem algumas dessas pelo mundo. E essa da Califórnia se chama Old Faithful pq é uma das únicas que o intervalo dos jatos são iguais sempre, de 20 em 20 minutos. Existe uma explicação BEM mais técnica essa minha, mas é pra isso que serve o google....rs.






 Bom, o lugar é MTO interessante e vale a visita. Rola uma fazendinha lá tb, mas pra nós que somos acostumados a ver bezerros, ovelhas, etc., é um pouco comunzão.

Resolvemos ir lá primeiro pois tinhamos visto que na mesma rua era a vinícola Chateau Montelena.
Essa era uma das poucas que faziamos questão de visitar. Ela, pra quem não conhece, foi quem colocou os vinhos norte-americanos no mapa da viticultura mundial.







Em 1976, Steve Spurrier, um mercador de vinhos inglês, que tinha uma loja de vinhos em Paris, meio cansado das mesmisses dos vinhos, com franceses sempre estando a frente dos outros (mesmo que mtas vezes não estivessem, mas sempre foram crentes que estavam), resolveu organizar uma degustação as cegas, com vinhos novos, competindo com os franceses. Essa degustação ficou mundialmente famosa por Judgement of Paris.
Quando vinicolas americanas ficaram sabendo disso, mandaram amostras pra participar. Ele então chamou alguns jurados, formadores de opinião da época. Eram 11 jurados, e desses onze, 9 franceses.

Bom, encurtando a história. Nessa degustação os campeões foram dois americanos, o campeão de vinho branco foi o Chateau Montelena, com um Chardonnay de 1973.
O tinto, quem ganhou foi o Cabernet Sauvignon da Stag's Leap Wine Cellars tb de '73. Bom, já viram né, depois que viram o resultado, ai a francesada ficou possessa, falando que não era bem isso, blá, blá, blá.Um Parlez Vous da porra....
Existe um filme, aliás, chamado Bottle Shock que conta essa história. É um filme mto legal, com atores até famosos. Recomendo.
Por isso, Chateau Montelena é um ícone aqui e até mesmo fora, onde os vinhos americanos não são TÃO famosos Mas todo mundo conhece o C. Montelena.
Tinhamos que ir lá. E fomos. Entramos na área de degustação deles, mto bem feita, inúmeros quadros de reportagens sobre a famosa degustação. Inclusive uma garrafa do vinho campeão numa caixa de vidro, pendurada na parede. O lugar é mto bonito. Resolvemos então fazer um tasting.
Nos serviram um Riesling (Delicioso. Compramos algumas garrafas aliás), o Chardonnay, Zinfandel e Cabernet Sauvignon.
Chardonnay BEM novo-mundista, baunilha, madeira, etc. O Zinfandel MTO interessante. Um Zin bem mais delicado do que os usuais americanos, na cor, no paladar. Vinho muito agradável, fácinho de tomar, mas que infelizmente não é muito achado aqui, só online. E o Cabernet Sauvignon que não preciso falar...
Demos uma volta por lá, tomamos, tiramos foto, e seguimos viagem.

Como já estávamos pro Norte, resolvemos ver oq tinha pros lados de lá. No caminho passamos pela Sterling, que resolvemos parar de última hora.






O lugar é lindo, uma BAITA estrutura pra visita, até com teleférico pra área de produção, com degustação no caminho do tourzinho, uma vista ALUCINANTE lá de cima, tudo mto lindo. Agora, o vinho......Tudo bem que já meio que sabiamos, por ser um vinho barato aqui, vendido em qualquer lugar. Tomamos CS, Pinot Grigio, Chardonnay, Malvasia Bianca, Sangiovese, etc...os caras tem de tudo. Mas tudo meia-boca.
Moving on....

Estávamos já meio cansados do dia de bike anterior, e pra ser sincero, os vinhos da Sterling cairam como uma bomba, então resolvemos só almoçar e dar umas voltas a pé pela cidade.
Descobrimos um restaurante MTO legal, chamado FARMSTEAD.




O restaurante parece um Barn, e quase tudo que servem são produzidos por ele mesmo. Você sai do salão, e la fora dá pra ver as plantações de manjericão, tomate, tudo que eles usam, eles plantam lá. A comida é iradissima, e o lugar tb mto agradável.
Tomamos um vinhozinho Rosé pra dar uma refrescada...
Saindo de lá, passamos numa Gelateria, bem italianona mesmo, depois em loja de azeites, etc....Ah, e compramos uma caixa com isopor pra poder despachar as garrafas que haviamos comprado!
No caminho de volta pro hotel, claro, tivemos que parar pra tirar umas fotos na famosa placa de Napa.


Seguimos, pois no dia seguinte iamos embora, então precisamos arrumar as coisas.....

E lá fomos nós....

Cheers


No comments:

Post a Comment