Tuesday, April 12, 2011

Continuação do Post "Cada um tem o seu.."



Tô preparando o Quick Reference Post 2, mas antes, queria esclarecer um ponto sobre o Post "Cada um tem o seu".
Quando falo que vinho bom é oque gostamos, não é necessariamente verdade, ou melhor, não é a única verdade.

Gosto de analogias, então farei uma. 

Farei a analogia com uma comida que gosto muito, mesmo axincalhado pela Dani por gostar tanto disso.....rs....Hambúrguer!!
Pelamordedeus, não estou aqui comparando vinho com hambúrguer. Mas to falando de gosto, da diferença de qualidade do produto.
Quem gosta de hambúrguer, come qualquer hambúrguer.
Vamos pegar o McDonald's como exemplo. Quem gosta de Hambúrguer, com certeza, come no McDonald's. E eu, como um bom hamburgueiro, como no Mc. Mas está MUITO LONGE de ser um hambúrguer de qualidade. Sabemos o nivel de qualidade do hambúrguer pela quantidade de molhos "especiais" gostamos de colocar. A gente mal está sentindo o gosto da carne de fato, mas sim, o molho "especial".
Agora, quando você está comendo um Hambúrguer de qualidade, as vezes até o queijo atrapalha!!!!! 
Mesma coisa com vinho.
 Não necessariamente pq você gosta do vinho, que ele é de qualidade!
E conforme vc vai tomando, e conhecendo vinhos diferentes, você vai vendo a diferença e pensando "Po, como que eu gostava daquele vinho? ". Normal, não se sintem culpados de pensar assim. O paladar é "ensinável", e você aprimora seu paladar e olfato.

Conforme você vai tomando vinhos de melhor qualidade, você começa a sentir cheiros e sabores diferentes, e ver a qualidade do vinho. Quando você toma um vinho "ruim", vc raramente consegue definir oque você está tomando.
É tão bom você tomar um vinho que na primeira "cheirada", vc já consegue sentir o aroma da uva ou frutas diversas, e não só de álcool. E no primeiro gole, você sabe oque está tomando!
Lembro que quando comecei a conseguir distinguir os vinhos diferentes, fui a uma feira e comecei a sentir cheiros de frutas, verduras, flores e gravar esses cheiros no meu HD.
Por isso, quando vc ta começando a tomar mais vinhos, e frequentar lugares onde tem tomadores de vinhos, vc vê nego cheirando e falando "hum, sinto cheiro ameixas em compota", ou "aroma de especiaria desidratada". Eu lá sabia como especiaria desidratada cheirava???? Até eu ir numa feira e sentir o cheiro.
Ai alguém solta uma dessa, ai vc tomando o seu, fala "Nossa, é mesmo, senti esse cheiro", e por aí vai.....

Quando o vinho é ruim, é pq ou a uva é de baixa qualidade, ou foi mal vinificado, ou tudo que é feito pra baratear o custo! E tudo é feito, depois de pronto, pra fazer com que o vinho seja tomável. E as vezes são tantos quimicos e aditivos pra compensar a baixa qualidade da fruta, que quem toma, sente no dia seguinte! Mas na hora desce que é uma maravilha!

Agora, se a intenção é fazer QUENTÃO, então use Sangue de Boi mesmo!!

E foi daí que nasceu o famoso "Queijos e Vinhos"....conforme contarei no próximo Post!!

Cheers

ps. Crédito da foto para a Dani. Foto tirada numa feira de rua em Ponza, Itália!

1 comment: