Saturday, April 2, 2011

Cada um tem o seu....


Dando continuidade ao primeiro "Eno Post", sobre "oque é bom é bom, e pronto".
Aqui nos EUA existem algumas publicações sobre o assunto. Dentre elas,  Wine Spectator, Wine Enthusiast, e Wine Advocate. Essa última sendo "menos comercial", onde o Autor, o renomado Robert Parker, considerado um "Deus"aqui pelo conhecimento e pela memória de elefante, começou a escrever há algumas décadas atrás, é a mais fidedigna e pela imparcialidade que talvez não se possa dizer das outras publicações. Ele não tem rabo preso com ninguém, nenhuma vinícola ou viticultor (pelo menos é o que é sabido). Essas três publicações em especial pontuam vinhos provados e publicam pra todo mundo ver.
Robert Parker criou, ou melhor, aprimorou o sistema de pontuação de vinhos aqui. Very American! Aliás, vai gostar de estatística assim lá longe!!!!
Eles pontuam tudo quanto é vinho que colocam as mãos. Não acho ruim isso, pois existem tantas marcas e uvas e regiões, que fica dificil vc saber, ao ver o rótulo, se valerá a pena o investimento. Portanto, mensalmente essas revistas publicam novas tabelas de pontuação, com coisas novas, ou safras novas. E no final do ano eles fazem o "Melhor do ano". E pode ter certeza que os que sairem entre os Top 10, ou até 25, você dificlmente encontrará nas lojas. Se encontrar, estará bem inflacionado. Normal!
Agora, tem pessoas que SÓ se levam pelas pontuações. Se fulano disse que é bom, então é bom, e vice versa...oque sabemos que não é assim. É igual a crítica de cinema. Quando decide ir ao cinema, vc quase sempre abre o jornal/revista e lê a critica do filme que quer ver. Se vc se identifica com o gosto do crítico, vc até leva em consideração. Agora, seguir a risca, e se o cara fala que não é bom, vc nem considera ir assistir, acho meio drástico. Mas existem pessoas assim aqui nos EUA, quando se trata de vinho.
Vou contar uma passagem de quando eu era gerente de uma loja de vinhos aqui em Orlando, chamada Vines Wines and Spirits. Loja muito legal, inclusive, com maquinas pra provar vinhos (foto do post é da loja)
Não tinhamos uma seleção tãoo grande assim, mas deviamos ter uns 300 rótulos diferentes. A loja era recém inaugurada e numa área meio nobre aqui. Por ser nova, pessoas novas entravam diariamente, amando a loja, etc. Até um certo dia entrar, pela primeira vez, Dr. Neil! Um médico indiano que depois se tornou um amigo da loja, comprando semanalmente caixas e caixas do que aconselhávamos.
 Bom, primeiro dia, ele lá, vendo tudo que é garrafa, e com seu iPhone na mão. A Wine Spectator, revista que falei acima, tem um aplicativo pra iPhone onde vc digita o nome do vinho e nele aparece a pontuação do vinho pela revista. Isso se foi pontuado. Bom, ele é médico, então já viu né. Ele começou a perguntar dos vinhos, até nosso atendente me chamar no escritório e falar "Conrado, acho melhor vc vir aqui no salão, que tem um cliente aqui que só vc pode nos socorrer.."e riu, passando a bomba pra mim...
Cheguei lá, me apresentei, e ele, com os óculos baixo no nariz, olhou por cima da armação pra mim e falou "preciso de ajuda". Falei, "claro, em que posso ajudar". Ai ele começou, ininterruptamente, perguntando a pontuação de TODOS os vinhos. Ah, e pontuação SÓ da Wine Spectator.
 Já falei que o cara é Médico né?! ok, só pra ajudar na visualização da situação.  Quando comecei a trabalhar nessa loja, por ter MTA coisa nova, comecei a ler a respeito de vinhos, principalmente os americanos. Sobre pontuação, oque é bom, onde é bom, comecei a tomar e aprender sobre o assunto. Oque me ajudou até certo ponto na Saga com Dr. Neil.
Agora, depois de 45 minutos, tentando lembrar e pesquisar pontos dos malditos vinhos , ele perguntou "e esse aqui, quantos pontos teve?". Ai eu, depois de esgotar minha cota, e depois de inventar alguns pontos de certos vinhos, sem paciência alguma mais, falei: "Olha Dr. Neil, a Wine Spectator eu não sei, mas EU dei 89 pontos. Vc pode tomar, gostar e dar 95 pontos, como vc pode tomar, odiar e dar 79!!!! ". Esse é o barato do negócio.
Bom, resultado: o cara virou meu fã, e oq eu falava, era lei!
E é assim. Pra quem quiser saber, e se interessar, vou colocar aqui o sistema de pontos, assim pode ser usado como um Quick Reference Post 1:

  • 95-100 Clássico: ótimo vinho
  • 90-94 Fora de série: vinho com estilo e caráter superior
  • 85-89 Muito Bom: vinho com qualidades especiais
  • 80-84 Bom: vinho sólido, bem produzido
  • 75-79 Mediocre: vinho bebivel com algumas falhas
  • 50-74 Não recomendado

Pra quem tá afim de começar a ver oq gosta ou não (Raquel..rs), além de anotar, coloque uma pontuação tb.
Não seja TÃO chato como pontuação de Carnaval: "ALEEGOORIIAA, 8.56", mas é bom pra vc ter uma idéia do que esperar no futuro....

Cheers!!!

2 comments:

  1. Muito antes, eu teria mandado
    o Dr. Neil pra p--- que pareil...

    Sua saída foi genial, conquistou o indiano!!!

    Infelizmente, com minha fraquíssima crítica, eu jamais poderia dar uma nota entre 50 e 74.

    Toda vez que eu peço um vinho e o garçom me dá pra aprovar, eu finjo que testo alguma coisa, e aceito! Sou uma vergonha ....

    ReplyDelete
  2. Gostei muito de sua saída brilhante... alías jogo de cintura. Estás lidando muito bem com o fator simpatia, que lhe é nato, a serviço do trabalho.
    Seu admirador de sempre
    Paulus

    ReplyDelete