Thursday, April 21, 2011

Pasión de Bobal


Dani me fez uma surpresa de aniversário (22/01) incrível. Ela planejou um final de semana todo em St. Augustine. Cidade mais antiga dos Estados Unidos, fundada em 1565, fica a 2 horas daqui de Orlando. Cidade pitoresca, muito agradável, construções antigas, forte, etc. Por ter sido uma cidade fundada por espanhóis, ainda se tem muita influência espanhola. Restaurantes inclusive. No dia do meu aniversário, fomos num restaurante que nos recomendaram, chamado The Tasting Room. Fomos a pé, pois era perto do Hotel onde estavamos, que aliás era fenômeno. Chegando pela rua, vimos o número da casa, olhamos um pro outro e falamos "Ué, será que é aqui mesmo?? Com essa fachada, não deve ser não". Bom, resolvemos entrar e dar uma pescoçada pra ver que raios era aquilo. Entramos nessa casa adaptada em restaurante, super pequeno, piso de longas tábuas de madeira, um ar muito aconchegante e exclusivo. Ao entrarmos, vimos que estava LOTADO! Tinhamos reserva, então logo nos sentaram.
De repente, passa por nós um cara, cara de latino, cabelo comprido, chapéu de cowboy, barba desenhada,  e um par de botas que daria inveja a qualquer gaúcho da fronteira! Na sequência passa outro hispano, depois um terceiro. Cada um com um instrumento musical em mãos. Se acomodaram no canto do salão, na área de espera, com sofás e perto de uma lareira. Lugar alucinante. De repente, um deles dá uma dedilhada no violão, e o cabeludo dá-lhe um pisão no chão de longas tábuas de madeira, dando inicio a uma apresentação de música flamenca ALUCINANTE!!
Bom, o lugar inesperadamente muito agradável, comida viemos descobrir ser igualmente muito boa, e a carta de vinhos vencedora de prêmios.
Primeiro pedimos um Fly, que é um tipo de degustação de 4 vinhos, com uma taça de cada.
Pedimos um desses. Tomamos uma das taças que nos pegou de jeito. Toda essa explicação acima, pra chegar nesse ponto. O dito cujo se chama Pasión de Bobal. Vinho que não conhecia, e ao chegar em casa, tive que fazer uma pesquisa minuciosa, pra saber oque que era aquilo que haviamos tomado!
Bom, Bobal é a terceira uva mais plantada na espanha, na sua grande maioria em Utiel-Requena, na provincia de Valencia.
Bobal sempre foi tida como uva pra ser feito vinhos a granel, ou seja, vinhos de não tão alta qualidade, de garrafão, etc.
Mas a não muito tempo atrás, os produtores, que sempre acreditaram que Bobal fosse uma uva que daria pra fazer vinhos finos, decidiram investir nisso.... e conseguiram!
Vinho tinto delicioso, com uma acidez bem acentuada, e tânico o suficiente pra se tornar um vinho que se pode guardar, que ele segura a onda. A uva também é bem apropriada pra se fazer assemblage (mistura de uvas no mesmo vinho).
Bastante aromático e super fácil de beber(pra quem gosta daquela "secada" no lado da lingua ao tomar).
Bom, ao chegar em casa, por ter conhecido os representantes da maioria das distribuidoras daqui, enquanto trabalhava com vinhos, fui atrás pra saber quem representava esse vinho, pra podermos comprá-lo.
Achamos, e já de cara, pedimos 1 caixa. Sabiamos que ele era um vinho que tomariamos frequentemente, e por ser um vinho com um preço MTO convidativo (U$14/garrafa), resolvemos enfiar o pé na jaca.
Falo dele hj pois já está acabando, e ao abrir a garrafa de hj, Dani falou "Acho que precisamos pedir outra caixa...".
Portanto, lá vou eu amanhã...com um sorriso no rosto!

OLE!!!



Site do restaurante:    http://www.tastetapas.com/Index.aspx

1 comment:

  1. Ai Conrado... estou assistindo o despertar de um caro fino, não digo de corpo, poque já és... mas de bom "taste", certo? I'm teasing you.
    Adorei a descrição do place... senti-me lá!!!!!!
    Paulus

    ReplyDelete