Friday, May 27, 2011

Meritage....



Tomamos há uns dias atrás esse Meritage da Vinicola Sterling, em Central Coast, na Califa.

Acho que esse será o primeiro post que falo de vinhos americanos. Vou começar nesse por mera coincidência. Apesar de fazer uns 10 dias que tomamos, eu já queria ter escrito a respeito.
Esse vinho é um Sterling Meritage. 
Tá, que raios é um Meritage. 
Bom, pra quem não conhece, e pra quem tá começando a tomar vinhos agora, deve saber da existência dos vinhos de Bordeaux, na França. Mundialmente famosos, alguns falam que é o melhor do mundo, etc...
Bom, os vinhos de Bordeaux, são, na verdade, um assemblage (corte) ou um Blend de 5 uvas quando falamos de vinhos tintos, e 3 quando falamos de vinhos brancos de Bordeaux.
As uvas tintas que fazem o vinho tinto de Bordeaux são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec.
Os Brancos são feitos das uvas: Semillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle.
Agora existem duas outras maneiras de denominação do mesmo corte dessas mesmas uvas, usadas fora da França. Meio como o Champagne, que só pode ser chamado de Champagne se for produzido na região de Champagne na França. É uma marca registrada deles. 
O corte das uvas, maneira de vinificação, tudo por ser igualzinho ao de Champagne, mas não pode ser usado o nome Champagne. 

O nome do vinho do estilo Bordeaux (corte com as mesmas 5 uvas) usado aqui nos EUA é o MERITAGE. 
Existe até uma categoria de Meritages. Mas se você ler no rótulo o MERITAGE, já sabe que é um vinho feito dessas 5 uvas diferentes. Tudo bem que estará escrito no rótulo, mas just in case que não esteja...

Esse especifico da Sterling é um vinhozinho bem legal, super em conta. Compramos por uns 10 dólares, e é um vinho que dá pra tomar sempre. Até mesmo pelo preço.
Esse em especifico, de 2008 tava um pouco novo, com aquela "raspação" no céu da boca ainda pegando. Ele ficaria legal daqui uns 2 anos ainda, pra dar uma suavizada nos tanínos. Mas por ser um vinho mais em conta, não confiaria segurá-lo por muito tempo não. E francamente, não que ia melhorar taaanto assim...
Ele, mesmo ainda um pouco jovem, é um vinhozinho super legal, com umas frutas acentuadas, uma estrutura legal, vc sente a acidez do Cabernet Franc e Petit Verdot, fruta vermelha do Cabernet Sauvignon e Merlot, e aquela porrada do Malbec, apesar do Malbec da França ser um pouco diferente do que tomamos da Argentina.
Recomendo....até porque, por esse preço, tá maravilhoso!

Uma outra curiosidade, o Bordeaux é chamado, na Grã-Bretanha, de Claret. Porém, quando um vinho é Claret, na mistura tb tem a uva Syrah. Oque é bem legal tb!!!

Da mesma maneira que falei da influência dos Queijos no gosto do vinho, a temperatura tb é super importante. Portanto,  lembrem-se de tomar vinho numa temperatura legal, Pelamordedeus!! Tintos quentes estragam, e mto gelados vc não sente sabor nenhum.
E alguém já tomou Vinho Branco quente??? É, não preciso falar mais nada, né?

É isso ai!

Cheers and a great Memorial Day Weekend!!



No comments:

Post a Comment